sábado, 22 de outubro de 2011

O Império Facebook

 Marck Zuckerberg, tem 27 anos é o criador e dono da maior rede social da atualidade o conhecido Facebook ou FB pros intimos. Sete anos depois da criação da rede social, criada na Universidade de Harvard, os 800 milhões de usuários tiveram uma surpresa há poucos dias, Zuckerberg anunciu mudanças no FB, no qual são 28 milhões de brasileiros fazem parte e passam quase 2 hora e meia por dia, o que para Zuckerberg não é suficiente. Ele quer reunir tudo o que os usuários do Face fazem nas demais páginas da web, como ver vídeos, ler notícias, bater papo, realizar postagens. Se possível no FB não será necessário circular pelas outras páginas, loucura? Pra ele não. Ao aumentar o tempo de permanência dos usuários na rede Zuckerberg busca que amigos influenciem amigos. Ao iniciar um filme ou clicar pra ler algo, estará informando a seus amigos o que ouve, assiste ou lê.

Uma espécie de “internet dentro da internet” é o que Zuckerberg e seus engenheiros estão bolando na Califórnia, algo que supra todas as necessidades dos internautas, co aluguel de filmes e um espaço para armazenamento de dados gigantesco.

Depois do surgimento do Google, na década de 90, que revolucionou a web em uma organização no sistema de buscas que usa calculos matemáticos, já o Facebook usa as preferencias e interações dos usuários que levam em conta o que será mostrado na pesquisa. Outro diferencial da rede de Zuckerberg é o critério em que usou para conquistar a confiança de seu publico: o site não pode, nunca, sair do ar. Assim ele evoluiu, permitiu que empresas e pessoas desenvolvessem aplicativos independentes e veiculassem em seu ambiente virtual. Como o CiruVille que chegou a ter 100 milhões de usuários.

Há na rede configurações bem utilitárias como a de exportar dados. Se você quiser sair do FB pode levar com você tudo o que postou, em um link que exporta tudo o que você publicou durante o uso da rede, diretamente pro seu computador. Tecnologia By Zuckerberg.Outra configuração interessante é a lista inteligente, elas apresentam perfis de amigos divididos em categorias, assim filtram as informações exibidas na timeline o que facilita com que a timeline lote quando se tem muitos amigos

Entre alguns dos bons feitos do amigo FB está a produção do Caldeirão, aquele do apresentador narigudo. Luciano afirma que “ o Twitter é o aperitivo o Facebook, é a refeição completa.” Ele que já realizou o sonho de uma brasileira, de fazer o pai que estava em um cruzeiro conhecer o filho, graças a uma mensagem no FB”. Já os fãs do Foo Fighters estão conseguindo trazer a banda, que não toca no Brasil há dez anos, graças a uma vaquinha virtual, que acabou nem precisando acontecer tamanha foi a repercussão dos 75 mil fãs. Esse Face hein, têm muito a nos surpreender, Zuckerberg não pára por aí não, é só aguardar.
 
Acadêmica: Larissa
Para ler mais textos da acadêmica, ver o blog Vê aí Fia mantido em conjunto com Denise.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Olá
Vou adorar receber seu comentário.