terça-feira, 18 de outubro de 2011

Informática ligada a comunicação - jornalismo online

Cada vez mais a informática vem fazendo parte das nossas vidas, o que antes era utilizado apenas para diversão, hoje já faz parte do nosso trabalho, do nosso dia a dia, é muito difícil nos imaginar sem computador, sem internet. O computador contribuiu e muito para a evolução, nos trouxe mais agilidade,eliminou papéis, e aumentou o desempenho de muitas empresas.

A informática vem tomando espaço em muitas profissões, mas é no jornalismo que ela tem um espaço destacado, através do jornalismo on line. Jornalismo Online ou ciberjornalismo é o jornalismo praticado no novo meio comunicacional da Internet.Existem muitas formas de jornalismo digital, são elas:webjornalismo, jornalismo online, ciberjornalismo, jornalismo electrónico ou jornalismo digital.

De acordo com José Antônio Meira da Rocha, jornalista e professor de jornalismo online, um dos maiores desafios é saber filtrar a informação:

-Na era digital, o bom profissional de comunicação precisa separar joio do trigo, tanto na apuração quanto nas novas ferramentas que aparecem todos dias – disse.

No jornalismo online, tanto se discute sobre convergência de mídias, mas o fato é que os três pilares do jornalismo tradicional ainda são aqueles que valem. Muitas vezes, objetividade, precisão e coesão acabam prejudicados pela ânsia de atualizar páginas e dar o furo da reportagem antes dos concorrentes.

Algumas das principais vantagens do jornalismo on line é: é : Sempre que for necessário, pode imprimir-se o que interesse,

os textos, mantendo o seu conteúdo, remetem para outros sites de interesse que contêm informação adicional, numa só navegação podem consultar-se inúmeros jornais diferentes, sem custos ou dificuldades na língua,a informação deixa de ser um produto de poucos para muitos para se tornar algo de muitos para muitos. o Mas o jornalismo on line também possui algumas desvantagens que são:A excessiva quantidade de informação, quando não bem estruturada acaba desmotivando o leitor para o consumo de informação,As notícias para online são preparadas para um consumo rápido e imediato, uma edição online, ao contrário da impressa, tem de se limitar à portabilidade do PC.

O jornalismo on line é uma atividade muito importante, porque é uma forma de o internauta saber o que está acontecendo no mundo, saber o que está acontecendo na cidade e no seu país. Muitas vezes, o internauta não tem tempo de ler o jornal. O jornalismo on-line cumpre o papel de informação.

Referencias:
freedigitalphotos.net
citi.pt
jornalismodaweb.com.br


Acadêmica: Aline Cristina de Paula
Para ler mais textos da acadêmica, ver o blog Passado eh Passado, mantido juntamente com a acadêmica Lilian Kelen.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Olá
Vou adorar receber seu comentário.