domingo, 23 de outubro de 2011

Jornalismo, Tecnologia e Informação

Há muito tempo a humanidade busca entender a ciência e através dela produzir mecanismos tecnológicos capazes de modificar a estrutura de uma sociedade medieval transformando-a no que hoje chamamos de sociedade pós-moderna.

Com o pleno desenvolvimento capitalista os esforços científicos aumentaram e traduzira-se em uma forte tecnologia desenvolvimentista que fortaleceu o mercado econômico e possibilitou o uso contínuo de softwares, programas, jogos de entretenimento, redes sociais, Orkut, Facebook, Msn,Twitter,blogs entre outras inovações que mudaram de forma radical o modo de produção capitalista enriquecendo-o de forma que as “velhas”tecnologias foram sendo substituídas por novas e mais eficientes ferramentas.

A comunicação surge neste contexto a partir da revolução comunicacional(1970) e tem seu auge na década de 90 ( Fonte: Wikipédia) .

As possibilidades de produzir informação de forma rápida e ágil chama atenção dos estudiosos que por sua vez produzem mais mecanismos para a produção de informação e tecnologia.

A própria teoria matemática ou da informação exerceu forte influencia sobre a pesquisa em comunicação e esta relacionada a um modelo tecnológico de suporte, ou seja , a comunicação nessa teoria é entendida como um processo de transmissão de mensagens através de canais mecânicos capazes de medir a quantidade de informação passível (Carlos Alberto Araújo Teorias da comunicação. pág122).

Neste contexto, percebemos que a tecnologia da informação foi um avanço significativo para a sociedade e para o desenvolvimento tanto do jornalismo quanto das demais áreas profissionais.

Os estudos relacionados a sociedade moderna em vista a sociedade de massa nos levam a pensar nos eixos que possibilitaram tais mudanças ocorridas no âmbito da tecnologia da informação.

Para entendermos melhor o desenvolvimento tecnológico no campo comunicacional precisamos voltar no tempo e compreender as leituras das quais identificam a transição da sociedade antiga para a sociedade moderna, para promover essa discussão , aponto como referencia os sociólogos Tonnies (1855-1936) e Karl Marx (1818- 1883).

Para Tonnies, “A sociedade tradicional é uma organização onde a vida coletiva solidifica o sentimento de pertença e a referência do grupo é marcante; a sociedade moderna perde esses laços tradicionais , substituindo-os pelo contrato, num contexto de indivíduos atomizados e insensíveis aos valores coletivos”

Na abordagem de Karl Marx, a maneira de gerar riqueza no modo de produção capitalista, “Evidencia a mudança não somente no que toca a infraestrutura , mas também na superestrutura (educação, leis, religião)”.

Marx faz uma análise importantíssima no que se refere aos avanços da sociedade moderna. Para ele, “Apesar de certos avanços em comparação as sociedades passadas, surgem novas contradições na sociedade capitalista, e que por sua vez, irão provocar novas modalidades nas relações, sobre a égide da luta de classes, onde tais classes se encontram em posições antagônicas”.

Percebam que tanto Tonnies quando Marx discutem a mudança de um estado de natureza “livre” seguindo a linha de transição para a sociedade civil, mencionando respectivamente que apesar de toda mudança na estrutura da sociedade antiga as pessoas muitas vezes não se dão conta de que os valores coletivos foram enclausurados, e assim como a tecnologia nos trouxe possibilidades de criarmos de forma diversificada também nos trouxe incertezas sobre a imparcialidade que principalmente o jornalismo defende hoje.

Portanto, as tecnologias da informação são consideradas ferramentas enriquecedoras de pesquisa. Mas existe sobretudo a importância de se estabelecer princípios éticos para conduzir de forma que tais tecnologias venham fortalecer nosso trabalho. Utilizar-se de ferramentas tecnológicas é indispensável, assim como os riscos são corriqueiros, tudo é uma questão de uso e principalmente de conhecimento do objeto de pesquisa.
Acadêmica: Cláudia Weinman
Para ler mais textos da acadêmica, ver o blog Midiação.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Olá
Vou adorar receber seu comentário.