segunda-feira, 17 de outubro de 2011

A hora do jornalismo digital, mas com responsabilidade

            Jornalismo e Tecnologia da Informação. Somente pelo significado das duas palavras, você já pode pensar consigo que existe alguma relação entre as partes. Realmente, de fato, na prática essas esses dois campos, estão muito ligados e andam juntos. O jornalista é um mediador de informações e para conseguir transmitir a notícia ao seu público necessita das Tecnologias da Informação, como a exemplo o computador, da internet,  que é uma ferramenta básica dos jornalistas da atualidade.  Eis aí, a importância de abordarmos esse tema e fazermos algumas relações importantes.
            Atualmente, a informática, a internet, os softwares são indispensáveis para a profissão. Imagine um diagramador de jornais: não possuir mais as ferramentas como a do Corel Draw, Photoshop, Indesing e por aí vai? Pois é, hoje em dia é muito difícil a gente imaginar essa situação, contudo, há um passado não muito distante a ferramenta dos jornalistas para produzir um jornal impresso era a máquina de escrever. Cada vez mais as tecnologias estão presentes na informação. Hoje é possível pela internet você enviar ou trocar informações com pessoal do outro lado do planeta em apenas alguns cliques. O Jornalismo está cada vez mais digitalizado e a informação cada vez mais próxima de você. Só fica desinformado quem quer.
            As mudanças que a tecnologia da informação trouxe a comunicação estão formando uma geração de novos jornalistas, capazes de produzir inúmeras notícias em poucas horas e transmiti-las de forma eficaz para todo o mundo. No entanto, nem tudo é mil maravilhas. Toda essa tecnologia que conhecemos não  trouxe só perfeições para o jornalismo atual. Está certo que não podemos generalizar, em todas as profissões tem os bons e tem os ruins. Mas, o que de fato, temos presenciado diariamente são alguns jornalistas que não gostam mais de “tirar a cadeira da bunda” e ir a campo, por exemplo conferir in loco uma notícia. É preferível aguardar uma fonte na internet tanto uma pessoa ou então postada em outra site na internet e apenas copiar e colar e mudar  por isso existe tanta informação equivocada por aí. O jornalista deve estar muito ciente de que as tecnologias da informação, no geral, vieram para facilitar sua vida, mas não para muda lá. Terá que continuar indo a campo, buscar, investigar. Como cita em um dos seus textos sobre o Jornalismo e a Informática, o Jornalista Paulo Markun: “O que sai nos jornais é igual ao que saiu nos sites de notícias do dia anterior”, lamenta.
            Em meu ponto de vista, o jornalismo digital está cada vez mais presente na vida das pessoas.  É muito comum, jornais impressos, revistas, TV's, terem seu endereço eletrônico para que as pessoas possam a conferir as notícias na rede. O que os jornalistas não podem fazer é usar da rede como um meio de alimentar outros meios. Convenhamos que as tecnologias, de fato, são parceiras inseparáveis dos jornalistas, mas, devem estar cientes que tem um compromisso muito maior, o da responsabilidade com o que vão noticiar para seu público.

Acadêmicos: Fernando Biesdorf e Ana Cláudia de Lima
Para ler mais textos dos acadêmicos, ver o o blog Opinião, Fatos e Fotos.

Um comentário:

  1. Parabéns pelos trabalhos postados no blog.
    É um grande passo para todas as turmas, através de uma excelente parceria. Parabéns pela ideia e pelo empenho de cada um. Força aew na peruca! Continuem escrevendo, façam pesquisas, entrevistem acadêmicos, postem trabalhos, comentários, enfim, continuem com a escrita.
    Dizem que se opinião fossem boa, não seria gratuita. Mas eu vou deixar a minha aqui: criem um grupo de correção para os textos. Dividam as tarefas para não sobrecarregar. Digo isso para evitar alguns detalhes como redundâncias, palavras repetidas e alguns discordâncias.

    Grande abraço, bom trabalho!

    ResponderExcluir

Olá
Vou adorar receber seu comentário.