quinta-feira, 20 de outubro de 2011

A Internet no dia a dia do Jornalista

E a internet é hoje um dos principais meios de comunicação que espalhou de uma forma acelerada por toda parte do mundo, e ganhou espaço em muitas empresas e se faz presente na profissão de milhares de pessoas. Através dela pode-se realizar praticamente tudo o imaginar, desejar ou necessitar, basta apenas digitar uma palavra em um determinado navegador, e ele se responsabiliza em buscar infinidades de informações, humor e entre outras infinidades de coisas. Atualmente a internet tornou-se uma ferramenta necessária grande parte das pessoas já não vive mais sem a web e seus grandes benefícios.

Segundo dados do Comitê Gestor Nacional, os computadores ligados à Internet no Brasil, não param de crescer e no continente americano o país só perde para os Estados Unidos e Canadá. No ranking mundial, o Brasil esta em 19º lugar e dentro da América Latina (incluindo o México) possuí quase a metade das máquinas conectadas. Já o número de internautas brasileiros é estimado em cerca de 1 milhão e, segundo as projeções, haverá um aumento de 50% de usuários até o final deste ano.

No ramo do jornalismo a internet é o meio mais veloz no quesito de disseminação de informação e aprendizagem, em questão de segundos ficamos sabendo de tudo o que acontece do outro lado do mundo, e a grande facilidade em acessar as informações foi o fato de tamanha expansão do meio, e por muitas profissões inclusive no ramo da comunicação é considerada fundamental. Vem tomando o espaço de muitos meios de comunicação, como: o jornal impresso em muitos lugares já passou a jornal online, grande maioria dos jornalistas já tem suas redes sócias próprias para publicar e artigos, matérias e reportagens. E a tendência desse jornalismo online é de crescer cada vez mais, até pela facilidade e praticidade de publicação e localização tanto do pesquisador quanto do autor.

Enfim a importância da internet para a atualidade não é pequena, há inúmeras opções de coisas que se pode fazer utilizando dela, não existe limites para publicações, exposições de pensamentos, de opiniões e entre outros. Além do jornalismo nas publicações de noticias, reportagens e publicidades, é um meio muito útil para todas as profissões. E é impossível viver sem o seu auxilio.

Acadêmica: Lilian Carvalho de Freitas
Para ler mais textos da acadêmica, ver o blog Jornalismo da Hora, mantido em conjunto com Júlia.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Olá
Vou adorar receber seu comentário.