segunda-feira, 7 de novembro de 2011

Tecnologia de Informação

        Tecnologia da Informação (TI) É a área de conhecimento responsável por criar, administrar e manter a gestão da informação através de dispositivos e equipamentos para acesso, operação e armazenamento dos dados, de forma a gerar informações para tomada de decisão. Essa é a definição do wikipédia.
     Relacionando a área de Comunicação Social com TI, podemos ressaltar o avanço no âmbito de noticias, por exemplo. Hoje em dia, conseguimos ter acesso muito mais rápido a noticias regionais, nacionais e internacionais em questão de minutos, após o seu acontecimento. Isso é o que chamamos de notícia, na hora em que ela acontece. Na imprensa, nas atividades editoriais, na produção musical e cinematográfica, no rádio e na televisão, a tecnologia de informação esta sempre presente. A comunicação, é um dos principais setores, que precisa sempre esta se atualizando, junto da tecnologia. E não falo só da internet, mas também dos vários programas que ajudam no trabalho jornalistico, como editores de imagens, de áudio, video. Enfim.     
     Falando um pouco agora das redes sociais, vemos quase todos os dias novos sites surgindo. O mais novo sucesso das redes, é o facebook. Mas como já diz Arnaldo Jabor: “Comunicar o quê? Ninguém tem nada a dizer. Olho as opiniões, as discussões “on line” e só vejo besteira, frases de 140 caracteres para nada dizer. Vivemos a grande invasão dos lugares-comuns, dos uivos de medíocres ecoando asnices para ocultar sua solidão deprimente”. Forte a citação de Jabor, mas é verdade. Vivemos em uma sociedade democratica, mas as pessoas não estão sabendo aproveitar essa democracia toda, ou melhor, estão aproveitando sim, mas de forma errada. Não aproveitamos nem metade do que é postado em rede, poucos são os links que podemos acessar, e ter um assunto de conteúdo. Devia ter um “antispam” para bobagens.
       Twitter, facebook, fotoloog, orkut, blogs, enfim…todas essas ferramentas são o alvo de citações de frases românticas, tristes, indiretas para namorados, amigos. Na verdade, é quase uma sala de psicanálise. Pessoas postando trechos de Clarice Lispector é o que mais tem. Não pela Clarice, o que acontece é que 90% das pessoas que postam esses trechos, nem sequer leram um livro dela. Ou seja, o que poderia ser um instrumento de troca de conhecimento “online”, torna-se apenas mais um programa de humor via internet, não estou falando que não podemos nos divertir, mas o que quero alertar, é que nós brasileiros, deveríamos levar o conhecimento mais a sério, de engraçado chega o que vemos na política.
   Concluindo então, a tecnologia contribuiu muito para a Comunicação Social nos seus vários setores de trabalho. Pode-se dizer até, que trouxe a informação para mais perto dos jovens, enquanto ecessa seus e-mails, fala com amigos, e navega nas redes sociais, pode também ficar bem informado através dos jornais on-line.

Acadêmica: Daiane
Para ler mais textos da acadêmica, ver o blog You and Me mantido em conjunto com a Danieli.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Olá
Vou adorar receber seu comentário.