sábado, 12 de novembro de 2011

O JORNALISMO E A TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO

A internet surgiu e se tornou ao longo das décadas a maior ferramenta e uma "super-estrada da informação" tinha como unidade básica de funcionamento a troca, compartilhamento e fluxo contínuo de informações pelos quatro cantos do mundo através de uma rede mundial, a Internet. O que se pode notar é que o interesse mundial aliado ao interesse comercial, que evidentemente observava o potencial financeiro e rentável daquela "novidade", proporcionou o boom (explosão) e a popularização da Internet na década de 1990. Até 2003, cerca de mais de 600 milhões de pessoas estavam conectadas à rede. Segundo a Internet World Estatistics, em junho de 2007 este número se aproxima de 1 bilhão e 234 milhões de usuários.
O comércio eletrônico no Brasil movimentou 13,60 bilhões de dólares em 2010, de acordo com pesquisa da Escola de Administração de Empresas de São Paulo da Fundação Getúlio Vargas.

Para nós futuros jornalistas a internet trouxe inúmeros benefícios como uma maior agilidade para repórteres e até editores que conseguem muitas vezes matérias praticamente prontas na internet, não precisando assim sair e presenciar um fato ‘’in loco’’.  A internet também trouxe uma maior agilidade para redigir matérias e também no quesito de troca de informações. É graças a internet também que na maioria das vezes sabemos o que está acontecendo no mundo inteiro, o que uma vez demora até meses para receber tal informação, hoje se acompanha ao vivo.
Mas a internet não trouxe só benefícios, precisamos ficar ‘’ligados’’ com tantas facilidades e acomodações, muitas vezes deixar de acompanhar um fato ‘’in loco’’, como manda principalmente o jornalismo investigativo, pode ser uma arma perigosa se algo estiver errado em sua matéria e ela receber repercussão de outros setores midiáticos, o jornalista cairá em descrédito com seus receptores e assim perdendo a imagem que lhe era feita. É necessário então ligar a internet ao Jornalismo de maneira que um ajude realmente o outro tornando-se aliados e podendo melhorar cada vez mais o campo da comunicação.
Acadêmica: Cinthia Borsatto
Para ler mais textos da acadêmica ver o blog Aprendendo a Viver.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Olá
Vou adorar receber seu comentário.