sexta-feira, 4 de novembro de 2011

O uso das redes sociais como forma de divulgação e trabalho

 

Fonte: http://www.freedigitalphotos.net/

Inúmeras pesquisas realizadas apontam que as redes sociais vem sendo usadas cada vez mais pelas empresas, que buscam uma maior facilidade na hora de ter comunicação com os clientes, e para saber o que a concorrência tem feito. A rede mais utilizada no momento é o Twitter, por ser mais prático e não precisar ser atualizado tão frequentemente. Apesar de ter uma maior adesão por meio das empresas, as redes sociais ainda não as conquistaram totalmente, já que ainda não é claro os benefícios que podem trazer.
PRESENÇA NAS REDES SOCIAIS
65% das empresa já estão na rede


Fonte: Ibramerc

Outras redes sociais, como o Facebook por exemplo, criado por Mark Zuckerberg, além de oferecer apenas conversas informais, tem servido de apoio a diversas ONG's e projetos paralelos que buscam colaboradores de todas as cidades e países para fazer o seu projeto dar certo. Um exemplo é o Clube do Vira-Latas que se dedica a encontrar lares para cães abandonados. A sua página no Facebook conta com 261 000 fãs, que ajudam a divulgar informações sobre cerca de 500 animais. Outra vantagem de se usar o Facebook, é poder contar com o E-mail que o site oferece, poder encontras amigos, colegas do trabalho, poder ver vídeos, imagens.. com muita facilidade e rapidez.
 

Foto: Priscila Pisoni
No jornalismo, as redes sociais tem facilitado muito a vida de repórteres e editores, já que as mesmas lhes proporcionam uma maior agilidade na hora de redigir as matérias, fazendo com que não precisem sair às ruas ou buscar informações em outros lugares. Na verdade, as redes sociais, além de proporcionar ajuda, podem também ser um perigo para todos os jornalistas. Uma das características do jornalismo é ser investigativo, buscar as informações in loco, verificar se são mesmo verdadeiras, independente se serão publicadas antes que os concorrentes ou não, porque como sabemos, a melhor notícia não é necessariamente a que é publicada primeiro. As redes sociais estão quase extinguindo essa característica, fazendo com que não se corra atrás das notícias, e as pegue quando estiverem surgindo no meio virtual, sem conferir se são ou não verídicas. Os jornalistas devem usar de todas as ferramentas que lhe são disponíveis, mas com todos os cuidados necessários para que a sua imagem não seja atingida e o seu nome não caia no descrédito.
 


Foto: http://www.freedigitalphotos.net/

As redes sociais estão aí para melhorar as nossas vidas. Devemos saber como utilizá-las, fazer com que elas facilitem a nossa vida e nos ajude no nosso dia a dia, usando-as a nosso favor. Não podemos nos tornar “escravos” desses meios, não deixar que eles nos mantenham presos e sem reação perante as suas mensagens. As tecnologias da informação estão aí e a cada dia se tornam ainda mais importantes na vida de todos nós, então basta utilizá-las da maneira correta, para que se possa ter o máximo de aproveitamento de todas elas.

Fontes: Revista Veja, de 5 de Outubro de 2011.

Acadêmica:  Priscila Pisoni
Para ler mais textos da acadêmica, ver o blog So that´s sweet

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Olá
Vou adorar receber seu comentário.